Fazenda Cachoeira . Santo Antônio do Amparo . Sul de Minas . Brasil

História

Como a maioria das tradicionais Fazendas mineiras do Campo das Vertentes, já em 1832 a fazenda tinha entre suas atividades a tecelagem. Com nove teares integrava a rede de manufatura têxtil da região, roupas eram tecidas e utilizadas na própria fazenda e tecido de algodão ou lã de carneiro era exportado para a província do Rio de Janeiro.

Seu então proprietário, João Ferreira Carneiro, que já produzia os doces grãos de café em suas terras, edificou a sede histórica da Fazenda.

Já no século 20, foi também tradicional criadora de gado zebu e importante ponto de passagem e pouso de tropeiros que viajavam pela Picada de Goiás vindos de São Paulo com suas tropas a caminho do centro oeste mineiro.

Daquela época até os dias de hoje, já em sua 5ª geração, a tradição em produção de cafés finos se mantém, atrelada a meios produtivos mais sustentáveis de produção com o cultivo orgânico de café.

Atualmente a Fazenda Cachoeira tem diversificado suas atividades entre:

  • Produção de cafés orgânicos especiais, certificados desde 1995, exportados para o Japão, EUA e Europa;
  • Turismo rural, histórico, ecológico e cultural, com foco também em desenvolvimento humano;
  • Criação de cavalos Mangalarga Marchador e Pampa, iniciada há mais de 25 atrás pelo proprietário Fernando Aguiar Paiva;

A sede histórica da fazenda cachoeira possui estilo arquitetônico que remete ao século 18. Suas paredes externas são em adobe, as paredes internas em pau a pique. O assoalho em tábua corrida e os forros em tábuas de saia-e-camisa e taquara.

Na casa sede o visitante encontra acomodações confortáveis com mobiliário de época, e uma saborosa comida feita em fogão à lenha. Legumes, verduras e grãos são cultivados de forma orgânica.

Bem conservada e sem mudanças significativas em sua estrutura original, conserva mobiliário de época e contemporâneo, aliando as características históricas de quase dois séculos passados ao conforto dos tempos atuais.

A estrutura de lazer e natureza é variada: uma linda cachoeira de duas quedas; trilhas e caminhos para caminhadas; cavalos para cavalgadas livres ou programadas; visitas às atividades agropecuárias; ao criatório de cavalos mangalarga marchador Pampa – o Haras do Café; piscina com serviço de bar; sinucão; ping-pong; redes; quadras de futsall, peteca e vôlei.

O hotel dispõe ainda de um salão multimeios, totalmente equipado, ideal para workshops, festas, treinamentos e práticas ligadas à saúde, com capacidade de 40 pessoas sentadas.

Durante os feriados e períodos de alta temporada, convidamos profissionais para promoverem estética facial, massagens, reiki, yoga, tai chi chuan, além de pequenos cursos e oficinas diversas, proporcionando uma estadia ainda mais reconciliadora e revigorante.

…………………………………………………………………………………

Desde o ano de 1994, sob direção de Miriam e Roger,  a produção de cafés especiais passou a ser orgânica, e o hotel passou a acolher e  desenvolver o desenvolvimento de especialidades em cafés, firmando-se  como referencia em cafés especiais e Coffee Center…


Saiba mais:

Vídeos

Vídeo: Quarto e Varanda Vídeo: A cachoeira da Fazenda Vídeo: Sede da Fazenda Vídeo: Terreiro de café
Kaicai - flor de café
» HOTEL FAZENDA CACHOEIRA
Cafés . Hotel Fazenda . Cavalos Manga Larga Marchador Pampa
Santo Antônio do Amparo - Sul de Minas - Brasil
Telefone/Reservas: +55 (35) 3863-1518
Login
DoDesign-s Design & Marketing